quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A Cartomante - Resenha



RESENHA: ENTRE O CÉU E A TERRA

ASSIS, Machado de. A Cartomante. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1994. v. II.



           O conto aborda os mistérios e segredos entre a fé e a razão dentro de um drama com características românticas. Seu enredo é sobre uma cartomante e um triângulo amoroso entre Vilela, Rita e Camilo, sendo iniciado com uma frase de Shakespeare da peça Hamlet sobre os mistérios que estão entre o céu e a terra, essa frase será a norteadora dos propósitos do autor.
           Em uma sexta-feira de novembro de 1869, Camilo e Rita estão em uma conversa sobre uma consulta de Rita a uma cartomante e Camilo questiona a veracidade da cartomante. Vilela e Camilo são amigos de infância, Camilo é um homem que se tornou muito cético aos 20 anos, mas tem em sua origem superstições e crendices, influenciado por sua mãe, na área profissional havia escolhido uma profissão diferente da que seu pai lhe indicou, seu pai faleceu algum tempo depois e Camilo desfaleceu e não quis nenhum emprego, no entanto a mãe de Camilo conseguiu um emprego público e o convenceu a trabalhar.
           Na história de Camilo há duas prováveis explicações ao ceticismo dele, a primeira é sua tendência de ir contra os valores familiares impostos pelo profissionalismo indicado pelo pai e as crendices da mãe, outra explicação é o impacto da morte de seu pai, pois após o falecimento do mesmo Camilo não quis ser nada, também podemos notar que houve uma desvalorização do valor paterno por Camilo dando uma justificativa divina a morte do seu pai.
            Vilela seguiu a carreira de magistrado se ausentando de Camilo, casou-se com Rita e abandonou a magistratura abrindo banca de advogado. Vilela se comunicava por carta com Camilo demonstrando sua valorização de amizade e a carta como um elemento essencial. Na história de Vilela há um contraste a Camilo em sua maturidade, pois Camilo era ingênuo enquanto Vilela aparentava ter mais velho. Após o reencontro de Camilo com Vilela sua mãe também morre, nessa ocasião Vilela o ajuda no funeral, enquanto Rita cuida do seu emocional.
           Rita era formosa, tonta e inconsequente. Ao cuidar de Camilo eles compartilharam passeios e livros, gerando um relacionamento extraconjugal. Em um aniversário de Camilo, Vilela lhe dá uma rica bengala de presente, mas Camilo se atentou ao simples bilhete dado por Rita. A diferença dos presentes demonstra que mesmo Rita tendo um caso com Camilo, não houve um esforço da parte dela, sua valorização não era maior do que a de Vilela que ao dar uma bengala o compara com uma autoridade, diferente do ponto de vista da sociedade, e mesmo diante disso Camilo preferiu o presente Rita. O bilhete ou carta de Rita marca o momento que Camilo descobriu seu sentimento por Rita. Após seu aniversário Camilo tentou se afastar de Rita, mas ela o seduziu, essa capacidade de persuasão de Rita é comparada com uma serpente fazendo uma intertextualidade com a Bíblia Sagrada:

“Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.” Gênesis 3:4.

           Mas assim como na Bíblia Sagrada as consequências não demorariam a vir e Camilo recebe uma carta anônima lhe dizendo que todos sabiam da sua aventura. Camilo passou a se ausentar de Rita gerando a consulta inicial do texto com a cartomante, após receber outras cartas e contar a Rita a respeito delas, Rita diz a Camilo que pela importância dada pelo autor das cartas deveria ser algum pretendente dela, pois quem tem boas intenções pouco se movimenta, mas quem é movido pelo egoísmo tem motivos para mandar cartas e busca o que quer.
          Essa revelação é uma crítica a postura dos que tem valores virtuosos relacionados ao altruísmo, estes são passivos enquanto os que são motivados pelo egoísmo são impulsionados a buscarem seus objetivos de forma ativa. Ela também nos revela que o escritor da carta se importa bastante com Rita, deixando como suspeito Vilela, que até então não teve mudança em seu comportamento, mas após esta carta ele começou a apresentar um aspecto sombrio e desconfiado. Após estes sintomas Rita e Camilo combinaram de se separar e como iriam se comunicar.
           No dia seguinte após a separação Camilo recebeu um convite assinado por Vilela que dizia para ele ir a sua casa, pois precisava falar com ele o quanto antes.
           As letras do bilhete estavam tremulas gerando uma suspeita para Camilo. Os detalhes agora são expostos e relacionados a frase de Shakespeare, o ceticismo de Camilo começa a dar lugar a uma crença nele guardada.
        Houve uma mudança de apenas um romance para um drama abordando a fé e a razão. Acontecem vários incidentes que aparentam tentar definir o destino de Camilo, um deles é uma carroça que caíra atravancada na rua que dava acesso a casa de Vilela, próximo a casa da cartomante.
       As janelas de todas as outras casas estavam abertas menos as da casa da cartomante destacando-a, um sinal de que em todos os outros lugares ele poderia recorrer menos aquele, outro acontecimento que nos direciona a fé é a voz de Vilela sussurrada aos ouvidos de Camilo repetindo as mesmas palavras do bilhete, então houve uma distinção das entidades por trás do acontecimento, uma que o chamava e outra que o impedia de ir a casa de Vilela ou da cartomante. Camilo relembra frases citadas por sua mãe e mais uma vez a frase de Shakespeare é citada no texto, após este retorno as crendices ele resolve recorrer a cartomante.
           A casa da cartomante tem um aspecto sombrio, uma característica que aumenta o prestigio da cartomante, um cenário apropriado e proposital para comprovar a veracidade de uma cartomante. A cartomante tinha quarenta anos era Italiana e magra, na salinha onde estavam Camilo e a Cartomante havia pouca luz de fora e essa batia direto no rosto de Camilo, essa luz que bate no rosto do cliente é utilizada como artifício para ludibriar o cliente e também nos leva a mais uma das tentativas e sinais de uma das entidades de o tira-lo do seu destino, pois dentro era sombrio, escorregadio e pegajoso.
           A consulta de Camilo teve muitas mais informações vindas da cartomante que a de Rita, ela sabia que ele estava assustado, que o terceiro ignorava tudo, que não lhe aconteceria nada, deste modo a paz de espírito de Camilo foi restaurada mudando o aspecto como ele via o mundo e sua circunstância atual.
           A paz de espírito é o resumo do objetivo da cartomante e o que o cliente procura, a cartomante utilizou de informações óbvias como o susto em seu rosto, a beleza de Rita que já a conhecia e a informação sobre um terceiro que ao falar que queria saber sobre o bem estar dela e dele, se presumiu que era sobre uma ameaça do cônjuge de Rita, essas informações geraram sensações diferenciadas em Camilo como confiança, alegria e fé.
           Uma das consequências geradas pela fé é que quando não se preocupamos com o presente ele se torna mais leve, o futuro se torna confortável e há esperança no porvir, mas essa mesma confiança nos impede de construir um futuro bom ou de mudar um futuro ruim, e é isto que acontece com Camilo, ao chegar à casa de Vilela ele subiu seis degraus de pedra, um número que marca por força de uma das entidades mais uma vez o local onde Camilo não deveria ir, os seis degraus levam a um sétimo grau que é a própria casa de Vilela, na Bíblia Sagrada, o número sete é representado pelo dia do descanso.

           “pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras; e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso.” Hebreus 4:4-5

           Vilela já o esperava e quando Camilo entra em sua casa ele se depara com Rita morta, e Vilela logo em seguida mata Camilo com dois tiros de revolver, desta forma se encerra o conto.
        Todos os acontecimentos giram em torno da frase de Shakespeare na peça Hamlet sobre os mistérios que estão entre o céu e a terra, não são revelados estes mistérios, mas são utilizados para exemplificar a frase de Shakespeare, o texto recebe o título de “A Cartomante” não por acaso, pois este personagem tem em suas atitudes os mistérios da frase, pois suas revelações em consultas podem ser óbvias, mas suprem as necessidades dos clientes em relação as suas preocupações, entretanto a confiança depositada nela é arriscada pois esta pode ter seus propósitos diferentes dos de seu cliente.
           Os personagens tem a função de nos tornar parte do conto, isso torna o final intrigante e aguça a nossa curiosidade por fazermos parte dos personagens e eterniza o conto por estar em aberto o mistério do remetente dos bilhetes e se a participação da cartomante é tão simples quanto parece.



REFERÊNCIAS:

A Cartomante – Wikipédia, a enciclopédia livre. 2013

Bíblia Sagrada – Hebreus e Gênesis – Tradução: João Ferreira de Almeida.


Um comentário: